domingo, 9 de maio de 2010

Confraria do Pão (Alentejo) participa na Conferência “O PÃO – sustento – fermento – alimento”, na Lousã, dia 14 de Maio



Organizado pela Autarquia e pelo Ecomuseu Serra da Lousã, esta iniciativa decorrerá no Lagar Mirita Sales – Núcleo de Gastronomia e Doçaria da Serra da Lousã a partir das 14 horas.
Convidamos todos a juntarem-se a nós nesta ocasião – a participação é gratuita, e a inscrição pode ser feita online (em http://www.cm-lousa.pt/educacao/insc_conf_pao.php)
No centro da nossa participação estará o Pão como cerne de um estilo alimentar e de vida, que urge preservar, assim como a cultura que se relaciona com esse estilo, desenvolvendo-a e harmonizando-a com os novos tempos – o foco dos princípios e valores que norteiam a acção e postura da Confraria do Pão.
A delegação será composta pelo Confrade João Godinho, responsável pela representação oficial da Confraria e que levará algum material de informação e livros, e pelos Confrades João Madureira, Ti Limpas e Coimbra, que farão a «Conferência».
Será uma oportunidade para reflectir sobre o papel do Pão como sustento do Homem e da Vida, para compreender o que é o Pão tradicional e como ajuda a preservar a saúde e a felicidade, e para ouvir como a cultura popular alentejana o valoriza e defende – através das décimas do Ti Limpas e do Coimbra, poetas populares.
Lamentavelmente, não poderemos dar a partilhar o Pão que defendemos e fazemos, com carinho, paciência e saber ancestrais – o fabrico do Pão ficará a cargo dos formandos do curso técnico de Cozinha e pastelaria e que se integra no propósito pedagógico que a CM da Lousá pretende imprimir à ocasião.
Acima de tudo é uma ocasião para os Associados e Amigos da Confraria do Pão se (re)encontrarem e ajudarem a defender um bem que consideramos tão precioso nos dias – apressados, violentos e violentadores – que correm: O NOSSO PÃO tradicional, benfazejo, isento de toxinas, justo e solidário.

Sem comentários:

Enviar um comentário