sábado, 5 de junho de 2010

A Confraria do Pão em Aljustrel, na Feira do Campo


No próximo dia 11, sexta-feira, a partir das 16h30m, no «Espaço Pão» da Feira do Campo, em Aljustrel, para além de um debate em que procuraremos demonstrar as vantagens para a Saúde, do Pão Tradicional, animado pelo João Madureira, médico, distribuiremos documentação e levaremos Pão para dar a provar aos visitantes.
Aliás, a Confraria do Pão participa neste evento para, como faz há mais dez anos, promover o Pão como cerne de um estilo alimentar e de vida, que urge preservar, assim como a cultura que se relaciona com esse estilo, desenvolvendo-a e harmonizando-a com os novos tempos.
A exemplo de Miguel Torga e tantos outros, reconhecemos na Cultura Popular, e na Alentejana em particular, importantes marcas do que de mais significativo a Humanidade vem produzindo ao longo da sua caminhada para … a Felicidade.
É também por isso que nos fazemos representar por mais três Confrades, legítimos representantes dessa Cultura:
- o João Godinho, artesão que o «desenvolvimento» atirou para o desemprego e é agora um dos responsáveis pelo Pão que a Confraria produz;
- o Ti Limpas, mais de oito décadas de idade e setenta anos de duro trabalho, Homem de profundo sentir e imenso Saber;
- e o Coimbra, Manuel João de seu nome, o qual na idade de ir «aprender a ler, a escrever e a rezar», que era tudo quanto era permitido na Escola do ditador Salazar, rumou pró trabalho. Descalço.

Ou seja, braço dado, Pão, Cultura e Ciência é quanto nos preparamos para partilhar com quem nos der a honra de nos visitar.

Sem comentários:

Enviar um comentário