quarta-feira, 18 de março de 2009

PÃO DE UL (OLIVEIRA DE AZEMÉIS)








pão (padas) de Ul



UL é uma pequena povoação do concelho de Oliveira de Azeméis, cercada de riachos.
Ao longo desses riachos "nasceram" inúmeros moinhos de água. Começou a moagem do trigo. Finalmente, atrás da farinha apareceram as padarias e, com elas, iniciou-se a confecção do pão.
Um história comum, vulgar, nos espaços rurais. Toda esta simbiose entre o cultivo, produção artesanal e a natureza foi o demoninador comum da ruralidade.
Só não é comum é que grande parte destes moinhos ainda estão a funcionar. Tendo desaparecido em grande parte o trigo, estes moinhos (cerca de 50%) dedicam-se ao descasque do arroz...
O pão de Ul, de reduzidas dimensões (tipo "padas"), tem reputada fama e enorme prestígio na região.
Em Outubro de 2007, criou-se a associação Associação de Produtores do Pão de Ul (APPUL), organismo destinado a apoiar os associados ao nível da produção, comercialização, formação, promoção e manutenção da qualidade deste produto regional.
Esta Associação agrega 26 padeiras que mantêm uma actividade regular de fabrico, pretende promover e divulgar a imagem do produto, acentuar o seu valor histórico, incentivar o consumo do pão.
Uma outra função, não menos importante, que a Associação pretende empenhar-se é «elevar o nível de rendimento económico dos produtores»...
Isto é, tornar o Mundo Rural viável.
Pretende, ainda, requerer a Certificação Nacional e Comunitária (Indicação Geográfica) e Indicação Geográfica Protegida (IGP) e para essa finalidade conta com todo o apoio da edilidade local.
Existem apenas três dezenas de padeiras (a maioria tem idades entre os 55 e os 70 anos), a quase totalidade são micro-empresas familiares e observa-se um rigoroso respeito pelos métodos tradicionais.
A manutenção das técnicas de confecção ancestrais é a garantia da sua qualidade tornando-o - como todo o "bom" pão , num produto genuíno e único.
Em Fevereiro deste ano organizaram as I Jornadas do Pão onde foi evidente a vontade dos produtores de permanecerem unidos na defesa de uma tradição que faz do pão de Ul um património social, cultural e gastronómico, a preservar.
Embora, o problema da certificação do pão seja um problema em aberto na nossa Confraria esta é uma experiência a seguir de perto e, para esse fim, uma "associação-irmã" a contactar e promover uma amistosa e saudável troca de experiências.
Esta a sugestão que vos deixo...

1 comentário:

  1. olá gostava de deichar uma nota: primeiro hoje em dia os moinhos de água não descascam arroz, moem sim a casca do arroz proveniente das varias fabricas de decasque e branquiamento do arroz,modernas e lider do mercado (essas sim descascam arroz)

    ResponderEliminar